Sindirepa CG participa de maior evento de aftermarket automotivo da América Latina

Viagem contou com reunião do Sindirepa Brasil e visita técnica no Senai Ipiranga

 

O final do mês de abril foi de muito conhecimento para o Sindicato da Industria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa CG), da Federação da Indústria do Paraná (Fiep). Tudo por conta das visitas técnicas realizadas no Senai Ipiranga, em São Paulo, como também na Automec, o segundo maior evento do mundo no segmento de reparação de veículos. Além disso, Julio Cesar Lupepsa, presidente do Sindirepa CG, participou de uma reunião entre os presidentes dos Sindirepas do país que participavam da Automec.

O principal evento da visita foi a Automec, o segundo maior do mundo no segmento de reparação de veículos, o maior evento de negócios B2B na América Latina e o maior do aftermarket automotivo das Américas. De acordo com a organização, a feira atingiu público recorde de 90 mil visitantes únicos, 20% acima da última edição, realizada em 2019. O volume de negócios declarados pelos visitantes atingiu R$ 29,5 bilhões, mais de R$ 4 bilhões acima do previsto.

O presidente do Sindirepa CG comentou que o evento serviu para fortalecer as conexões comerciais, inspirar profissionais com as novidades do setor, proporcionar um ambiente propício para aperfeiçoamento profissional e promover oportunidades para fechamento de novos negócios. “A Automec 2023 trouxe uma série de inovações digitais, com ferramentas eficazes. O Sindirepa CG esteve com parceiros, participou de palestras e cursos, e também conversamos com fabricantes e entidades do setor automotivo, para agendar eventos do setor para Ponta Grossa”, afirmou Lupepsa, que destacou que mais um grupo de 26 empresários da região também prestigiou a Automec. Ao todo, 41 pessoas dos Campos Gerais estiveram no evento por meio do Sindirepa CG.

No pavilhão da Feira Automec, no espaço Arena, Lupepsa e o secretário do Sindirepa Jader Diniz, participaram da reunião do Sindirepa Brasil, juntamente com lideranças dos demais estados do país. Foram tratados assuntos de interesse do setor, com a presença do presidente do Centro Talleres Mecánicos de Automóviles do Uruguai (CTMA), Javier Mussio, que explanou sobre a aliança formada pelo Uruguai, Argentina e Brasil. “A reunião deliberou sobre as prioridades do Sindirepa Brasil, traçou os objetivos da entidade para os próximos quatro anos, como desenvolver medidas para fortalecer as oficinas e entidades estaduais na formulação de políticas públicas que beneficiem a sociedade e competitividade das oficinas”, destacou. “Ficou definido ainda que, por intermédio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), seja promovida a aproximação com os parlamentares, em Brasília, visando o atendimento das demandas do setor”, disse Lupepsa.

 

Sindirepa CG visita Senai Ipiranga

No dia 26 de abril, a comitiva do Sindirepa visitou a Escola Senai Conde José Vicente de Azevedo, também conhecida como de Senai Ipiranga. O grupo conheceu a estrutura e os cursos oferecidos para as qualificações de manutenção automotiva e eletroeletrônica. Esta unidade do Senai é uma referência nacional na área automotiva, em um ambiente de ensino projetado para oferecer capacitação profissional e especialização técnica.

“A unidade conta com laboratórios de eletrificação veicular, oficinas de veículos leves, pesados, funilaria e pintura automotiva. A estrutura também inclui a Faculdade Senai de Tecnologia e o Instituto Senai de Tecnologia, de onde levam inovação e tecnologia às indústrias, prestando assistência técnica por meio de uma ampla estrutura de laboratórios, pesquisadores e profissionais”, finaliza o presidente do Sindirepa CG. Ele destacou, por fim, que a entidade conta com parcerias com grandes montadoras e com empresas da cadeia automotiva, como BMW, Ford, Toyota, Harley Davidson, entre outras. Esse relacionamento permite a formação de profissionais nas tecnologias mais modernas tanto para veículos nacionais quanto importados

Outras publicações