Cerca de 50 pessoas de empresas da região participaram do encontro
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da Casa da Indústria Campos Gerais, juntamente com os Sindicatos Patronais das Indústrias e a Rede Paranaense de Compliance, promoveram o ‘Canais de Escuta – Como combater o Assédio no Ambiente de trabalho’. O evento contou com cerca de 50 representantes de empresas da região.
Também participaram os advogados Christian Scharamm, do Sistema Fiep, e Priscilla Garbelini Jaronski, diretora executiva dos sindicatos patronais sediados na Casa da Indústria. Além deles, Marta Auer, assessora jurídica da Frísia e especialista em compliance, compartilhou um case do canal de denúncias da companhia, Já, Andre Luiz Gusi Rosa, da gerência de Riscos e Compliance do Sistema Fiep, abordou importantes fatores sobre a aplicabilidade do compliance.
Priscilla destacou que o evento vem ao encontro de diversas solicitações de associados dos Sindicatos, por se tratar de um tema sensível dentro das empresas, que gera passivos trabalhistas. Segundo ela, as falas refletem boas práticas e orientações imprescindíveis para uma relação saudável com os colaboradores. “Tivemos um feedback positivo dos participantes com diversos questionamentos e apontamentos, exemplificando o conhecimento transmitido pelos palestrantes”, ressalta a diretora executiva da Casa da Indústria.
Para o síndico da Casa da Indústria, Orceli Martins, a saúde mental do colaborador é uma prioridade. Por isso os tipos de assédio no ambiente de trabalho são um problema a ser enfrentado e evitado. “Entendemos que as empresas apostam mais do que nunca em estratégias e ferramentas para gerar um clima harmônico e sem conflitos com os colaboradores. Quanto mais felizes, mais engajados e produtivos se tornam para as necessidades da organização,”, finaliza Martins.