Encontro contou com representantes do poder público, setor privado e organizações da sociedade civil
A Federação da Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Temático de Responsabilidade Social e Corporativa e do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, realizou, na Casa da Industria Campos Gerais, um evento na última semana. A intenção é produzir bons projetos e elaborar indicadores que apresentem resultados essenciais para propostas que possam transformam a sociedade, contribuindo para o alcance dos ODS e a participação em bons editais. O encontro reuniu empresas, entidades governamentais e não governamentais.
O treinamento contou com a mediação de Rosane Fontoura, formada nas áreas humanas e sociais, com diversas especializações dentre as quais destacamos Desenvolvimento, Meio Ambiente, Educação. Rosane foi bolsista pelo Ministério da Educação do Japão, na Kobe University. Participou de treinamento pela JICA, no Japão, e Mashav, em Israel, sobre Desenvolvimento Local e no Seminário sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos. Hoje, atua como coordenadora do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Fiep.
Rosane discorreu sobre a cultura de fazer projetos que tenham um eixo econômico, social e ambiental. Ela falou de como as entidades públicas e privadas podem contribuir para cumprir com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável subdivididos em 169 metas. “Este objetivo deve ser trabalhado em projetos alinhados aos programas municipais, estaduais e federais para gerar políticas públicas compatíveis.”, explica.
Representando a Prefeitura no evento, a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) e secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, entende a responsabilidade social como um dever da união de esforços entre o poder público, setor privado e organizações da sociedade civil. “Estamos aqui pensando em um objetivo maior, sendo importante identificar os ODS para que sejam desenvolvidos projetos que visem impactar positivamente no município, como forma de reduzir a desigualdade”, disse Tatyana.
A diretora executiva da Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, pontua que saber elaborar bons projetos e trabalhar com indicadores que apresentem resultados são essenciais para transformar a sociedade. “Neste evento, a Fiep cumpriu um importante papel de trazer as empresas, a sociedade civil organizada e o poder público para aprender e discutir sobre projetos de desenvolvimento sustentável. Os sindicatos da Casa da Industria são favoráveis às iniciativas que transformem o mundo em um lugar melhor de se viver”, finaliza Priscilla.