Oficina ESG orienta indústrias sobre práticas sustentáveis

Evento foi promovido pelo Sistema Fiep em Ponta Grossa

 

Não apenas entender sobre ESG (Environmental, Social and Governance), mas também adquirir habilidades para reconhecer ações já existentes na empresa em que atua e ainda fazer com que estas tenham o devido reconhecimento da sociedade e de investidores. Esse foi o objetivo do Sistema Fiep, por intermédio da Casa da Indústria de Ponta Grossa, na última quinta-feira (2), em uma Oficina que levou cerca de 50 pessoas ao evento.

A sigla ESG remete ao impacto das organizações em fatores como meio ambiente, bem como nas áreas social e de governança. De acordo com a consultora do Sistema, Juliana Sebastiany, na Oficina foram apresentadas ferramentas de implementação do ESG nas indústrias e boas práticas já existentes.

“Discorremos sobre o histórico e como o ESG está relacionado com a sustentabilidade, bem como, caminhos para se implementar uma jornada ESG. Por fim, fizemos exercícios para que os participantes pudessem identificar quais seriam os temas a serem tratados numa indústria de determinado perfil e determinado setor, em cases que utilizamos na atividade”, explica Juliana.

Renata Fagundes Cunha, também consultora da Fiep, comenta que tão importante quanto executar estas ações relacionadas ao ESG, é divulgar estas inciativas, devido a fatores de transparência que acompanham a gestão sustentável, juntamente, com um comportamento ético das empresas, que também são considerados são critérios de governança. “Abordamos algumas metodologias, trouxemos exemplos, e demonstramos que as empresas muitas vezes já têm um caminho trilhado neste sentido, já fazendo um bom trabalho, restando um processo de ajuste e melhoria contínua, com base nos critérios ESG”, disse.

A diretora executiva da Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, comenta que a Fiep tem como objetivo de auxiliar as empresas a se enquadrarem nas principais tendencias nas diversas áreas no âmbito da saúde, da capacitação e com os critérios ESG não seria diferente. “Trouxemos algumas possibilidades de implantação de ações de ESG para as empresas, como por exemplo, como o Selo Clima Paraná, a geração de crédito de carbono, ações filantrópicas da Santa Casa de Misericórdia e pela Lei de Incentivo ao Esporte”, explica Priscilla.

O presidente da Casa da Indústria, Darcy Miara Júnior, agradece a participação das empresas no primeiro evento do ano e adianta que outras formações serão ofertadas gratuitamente para os empresários do setor. “Iniciamos a temporada 2023 de eventos da Casa da Indústria de Ponta Grossa. Para este ano, traremos uma programação atual e de grande relevância para os empresários da indústria dos Campos Gerais”, finaliza Miara Júnior.

Outras publicações