Fiep participa do II Colóquio do Grupo de Estudos Urbanos e Regionais da UEPG

Representantes da Casa da Indústria e do Senai falaram sobre o cenário regional do setor em Ponta Grossa e região

 

Na última sexta-feira (18), a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da Casa da Indústria e do Senai, apresentou o cenário da indústria em Ponta Grossa e região no II Colóquio do Grupo de Estudos Urbanos e Regionais, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento que tem como tema a ‘Indústria de Ponta Grossa em Movimento’ vem ao encontro de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo sobre a indústria, aprovados no âmbito do CNPq, que é um órgão de fomento em pesquisa do Ministério da Educação.

Representando a Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, que é diretora executiva da entidade, agradeceu a oportunidade dada pelo evento para a apresentação de dados em Ponta Grossa e Campos Gerais sobre o setor. “Temos como um ponto importante a qualificação profissional e a empregabilidade, que são grandes desafios para as empresas na cidade. Nossa intenção é sensibilizar os estudantes quanto à formação de carreira no setor e o que se espera do profissional no cenário da Industria 4.0, para absorver a mão de obra no mercado”, pontua Priscilla. Por este motivo, ela destaca a importância da participação de Ernesto Sountashi Júnior, coordenador de Educação da unidade do Senai em Ponta Grossa, que também participa do evento.

De acordo com o professor Edson Belo Clemente de Souza, coordenador do Colóquio, os projetos de pesquisa em andamento, por este grupo de pesquisa, utilizam como objeto de estudo a indústria, principalmente na perspectiva da circulação para a produção. Desta forma, o setor em Ponta Grossa tem um importante papel para o desenvolvimento, não só local, mas também regional, tendo como uma preocupação apontada nos estudos a logística de transporte.

“Por ser uma cidade média, Ponta Grossa traz alguns benefícios, isto é, atrativos locacionais das empresas por conta de sua localização geográfica. É uma cidade com interação com outras cidades e com excelência em pesquisa nas instituições de Ensino Superior e o apoio do poder público local.”, pontua Souza.

O professor ressalta que Ponta Grossa é um objeto interessante de estudo, pois a agrega muitos serviços a partir da produção. “Consideramos a Indústria na cidade um importante foco de interesse acadêmico. A ciência geográfica que tem como principal categoria de análise o espaço, está diretamente relacionada com os aspectos produtivos, e, sobretudo o vetor locacional como fator de grande relevância para os nossos estudos”, disse Souza.

“A presença da Fiep, por meio da Casa da Indústria e o Senai, muito nos enriquece, pois queremos criar um vínculo de trabalho, seja com pesquisa, formação de redes e demais atividades em comum. Essa participação no Colóquio é uma importante ponte com a sociedade, considerando o processo produtivo das indústrias e o mundo acadêmico”, finaliza Souza.

Outras publicações