Casa da Indústria empossa presidente do Sindimetal e lança livro do Sindimadeira
Publicação conta a história dos 60 anos do sindicato da indústria madeireira em PG
A solenidade de inauguração das novas instalações da Casa da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), realizada na última quinta-feira (26), foi marcada também pelo lançamento de um livro comemorativo dos 60 anos do Sindicato de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e da Marcenaria de Ponta Grossa (Sindimadeira-PG), além da posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal). O evento contou com a presença de lideranças do setor industrial, com o presidente da Fiep Carlos Valter Martins Pedro e com a prefeita Elizabeth Schmidt.
A partir de agora, o industrial Orceli Alves Martins comandará o Sindimetal até 2024, em substituição a Álvaro Scheffer, que atua também no setor metalmecânico e assume como vice-presidente deste sindicato, além de ser o presidente do Sindimadeira-PG.
Martins afirmou que sua prioridade à frente do Sindimetal-PG é unir cada vez mais as indústrias do setor na região. “Estou assumindo uma entidade de tamanha representatividade aqui nos Campos Gerais e um dos polos mais importantes do interior do Paraná”, afirmou, comentando também sobre como a parceria com a Fiep pode ajudar no trabalho do sindicato. “Vamos fazer um trabalho de parceria com a Fiep e com as autoridades do município e do Estado, além do sindicato laboral, buscando também novos associados, o que é muito importante para nós”, concluiu.
Idealizada pelo ex-presidente do Sindimadeira-PG, Leonardo Puppi Bernardi e produzida com apoio da Fiep, um livro traz entrevistas com todos os ex-presidentes da entidade. “Este livro é fruto das várias histórias que eu ouvia nas reuniões do sindicato”, detalhou Bernardi. “Era uma riqueza muito grande para ser esquecida, e nada melhor do que eternizar tudo isso em um livro”, acrescentou. O material tem um caráter multimídia. Em cada capítulo há um QR Code que direciona para as entrevistas em vídeo, completas, dos ex-presidentes, que estão disponíveis em vídeos no YouTube.
O atual presidente do Sindimadeira-PG, Álvaro Scheffer, destacou que o setor é um dos mais importantes da indústria do município e da região. “A indústria madeireira foi a que trouxe as outras indústrias para a região, como indústrias de máquinas, abrindo o setor metalmecânico na cidade”, lembrou, citando ainda que hoje o setor madeireiro trabalha somente com florestas plantadas, sendo um importante indutor do desenvolvimento sustentável. “É uma indústria de base florestal, com grande responsabilidade ambiental”, declarou.
O presidente da Fiep congratulou Martins, desejando um mandato de muito trabalho em prol dos industriais do setor metalúrgico, como também, que ele represente bem o segmento no período em que estiver a frente da entidade. Além disso, parabenizou a Casa da Indústria pela publicação do Sindimadeira-PG. “As instituições têm a importante função de transformação da sociedade. O trabalho do Sindimadeira auxiliou e ainda auxilia na evolução do setor na cidade, da mesma maneira que as madeireiras dão condições das árvores se tornarem produtos de madeira. Que este registro histórico seja um exemplo para as futuras gerações do ramo”, finaliza Carlos Valter.